terça-feira, julho 11, 2006

RAP - Renovação da Acção Pedagógica

Sendo o Escutismo um Movimento de Educação pela Acção, assume particular relevância a
preocupação dos seus animadores adultos com os conteúdos da proposta educativa de cada Associação
e com a sua mais correcta adequação à realidade da sociedade em cada momento.
Compreende-se então facilmente a importância de proceder a uma avaliação de tudo o que se
relaciona com o modo de actuarmos junto dos jovens, procurando uma maior eficácia no trabalho
desenvolvido.
Assim, foi decidido “Iniciar um processo de actualização das Metodologias Educativas das Secções
…”, nomeadamente através das seguintes acções:
· Fixar a Proposta Educativa da Associação
· Fixar os Objectivos Educativos Finais da Associação
· Fixar os Objectivos Educativos de Secção
· Definir grandes áreas de progressão pessoal a adoptar pelas Secções
· Renovar o sistema de progresso das Secções.
Permito realçar que é este último que, regra geral, nos preocupa mais por ser considerado desajustado
da realidade actual, mas que o Projecto em curso tem objectivos mais abrangentes.
Sem querer apresentar aqui toda a estrutura pensada para este Projecto, nem fazer uma cronologia
completa do trabalho já desenvolvido e das etapas previstas (tal informação está disponível em
http://www.cne-escutismo.pt/programaeducativo/documentos.htm), gostaria contudo de realçar
alguns aspectos.
Antes de mais, lembrar que qualquer projecto só será efectivamente nosso se todos contribuirmos, na
medida das nossas capacidades e disponibilidades, para o engrandecer.
Da conjugação de esforços e conhecimentos de quem tem uma visão mais estratégica e geral do
Movimento com todos os que actuam mais directamente com os jovens é que resultará algo válido.
Dado que os nossos Dirigentes nem sempre conseguem (ou querem?...) ter a disponibilidade de
colaborar em projectos extra Agrupamento, arrisco a lançar aos Caminheiros/Companheiros o desafio
de lhes servirem de voz da consciência, para os motivar a dar “um pouco mais do que têm”…

Pedro Monteiro

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